Seja bem vindo. Cadastre-se e deixe seu comentário. Seja mais um membro.

É melhor perceber um defeito em si mesmo, do que dezenas no outro, pois o seu defeito você pode mudar.

sábado, 27 de fevereiro de 2010

QUAL SUA OPNIÄO?


Só porque este texto começou com uma pergunta não significa necessariamente que ele vai terminar com uma resposta. Aliás, já vou avisando que não vai. Principalmente porque a questão acima não tem uma resposta, mas várias. Hoje você pode acordar com uma opinião na ponta da língua; amanhã seu pensamento pode ser exatamente o contrário.

É claro que há gente que ama e é amado, já que um sentimento não exclui o outro, mas isso acontece apenas em raras vidinhas perfeitas. Você ama uma pessoa, essa pessoa te ama de volta. Ponto final. Há probleminhas, mas basicamente você é feliz. E a vida segue razoavelmente tranquila, com pouco desequilíbrio emocional e eventuais briguinhas resolvidas por meio de deliciosos atos sexuais de reconciliação.

Na verdade, essa pergunta só tem sentido quando os dois sentimentos não acontecem simultaneamente, pelo menos para uma das pessoas envolvidas. Só então a gente acaba sendo obrigado a se perguntar: é melhor amar ou ser amado?

Não há dúvidas de que ser amado tem suas vantagens. Você não sente aquela emoção arrebatadora, mas também não fica tão mal se algo dá errado ao longo do caminho. Já amar dá um pouco mais de trabalho: quem ama fica dependente do objeto da paixão. E há sempre o risco desse amor deixar de ser correspondido, ou seja, a infelicidade pode estar ali, virando a esquina.

Quem é amado recebe; quem ama, dá. Quem é amado tem o poder nas mãos, quem ama está vulnerável como um carro sem freios no topo da ladeira. E, paradoxalmente, um sentimento não existe sem o outro: não adianta nada ter uma montanha de caviar se você está totalmente sem fome.

Tenho certeza de que você já foi amado sem amar, assim como é provável que você já tenha amado sem ter sido correspondido. Esse desencontro faz parte da vida amorosa, cuja formação começa na adolescência. 

Será mais fácil se apaixonar quando a gente é jovem? Ou a idade não tem relação com a emoção? O amor muda conforme o tempo passa; a gente também. Alguns dirão que amar é melhor quando a gente é adolescente; talvez sejam os mesmos que garantirão que, quando o tempo passa, o melhor mesmo é ser amado.

Será que existe gente que começa a amar e ser amado ao mesmo tempo? Nah. Se fosse assim, as pessoas diriam ‘eu te amo’ ao mesmo tempo, como um jogral. Mas não é isso que acontece: alguém sempre diz antes. É melhor dizer ‘eu te amo’ ou ‘eu também’? Desculpe, mas essa é outra pergunta sem resposta.

4 comentários:

  1. Sem respostas pra essa perguntaa rsrs ... Vivemos isso a cada momento gentee pra mim eu gosto dos doiss ...rsrs mas se for escolher um acho que Amar, é TUDODEBOM ... melhor ainda é ser amadO .. é Amando que agente é AmadO ... bjokas !

    (Fico feliz por ser a primeira a comentarr No seu Blog LindíssimO)

    ResponderExcluir
  2. Mas uma vez obrigado pelo carinho. Acredito que "Amar ou ser amado" é uma questão que nunca terá uma resposta definitiva, até porque, somos todos diferentes uns dos outros. O importante, é termos sempre um pouquinho de AMOR a oferecer, bem como, estarmos disposto a recebe-lo.

    ResponderExcluir
  3. Acho q eh possivel amar e ser amado. Mas td acontece com um tempo. Pode demorar 10, 20 ou 50 anos. Mas acredito q pode haver essa reciprocidade. Em casos raros, mas totalmente possivel. Afinal, amar e ser amdo eh privilegio de poucos.

    Andressa

    ResponderExcluir
  4. Obrigado amiga pela participação no Blog... Concordo com vocë sim... Felizes aqueles que encontram seu "verdadeiro amor" e sabem reconhecer isso. Abraços...

    ResponderExcluir