Seja bem vindo. Cadastre-se e deixe seu comentário. Seja mais um membro.

É melhor perceber um defeito em si mesmo, do que dezenas no outro, pois o seu defeito você pode mudar.

terça-feira, 2 de março de 2010

DEUS , EMOÇÕES E REGRAS, COMO ENTENDER?



Na verdade não há muito que entender. Deus existe a parti de sua fé. As emoções são reações naturais e as regras simplesmente existem, mesmo que você não precise delas.

Vejamos um principio que nos ajudará a entender melhor. Os paradigmas dão forças às percepções e as percepções dão forças às emoções. Calma, vou explicar não se assuste ainda. A maioria das emoções é uma reação aquilo que percebemos o que achamos verdadeiro em uma determinada situação. Se nossa percepção por sua vez for falsa, a nossa reação emocional também a será. Só porque acreditamos firmemente em uma coisa, não significa que ela seja verdadeira. Não precisa começar a reexaminar tudo aquilo que você acredita, deixe isso pra depois. Porém, quanto mais vivermos na verdade, mais nossas emoções irão nos ajudar a ver a realidade de nossa vida com maior clareza. Mas CUIDADO, lembre-se que nossas emoções são frutos de nossos paradigmas, não esqueça que Deus ainda existe.

O problema que vejo neste ponto, é que a maioria das pessoas confunde “viver com regras” com “viver a verdade em Deus”.

Para deixar claro de quais regras estou falando, são elas: Fazer o bem e evitar o mal, ser caridoso com os pobres, ler a bíblia, rezar (orar), ir à igreja... Coisas deste tipo.

O triste é que desde cedo somos “condicionados” a seguir determinados padrões. O fruto desta distorcida “educação” é que quando deixamos de fazer, ou segui-los, acabamos por nos sentir culpados. Pelo menos eu me sinto. E como se não bastasse a fim de resolver o problema, nos esforçamos, por mais difícil que seja, em determinados momentos, a encontrar e manter certa motivação.

O maior fracasso que nos forçam a cometer é encarar a bíblia como um complexo livro de regras. Nunca li nem uma citação ou passagem bíblica, pedindo-nos para seguir regras. Você já leu? Se tiver, me manda por e-mail!

Acredito que seja exatamente por isso que sentimos em vários momentos de nossas vidas uma sensação de vazio, de insatisfação. Tudo isso fruto da ausência verdadeira de Deus em nossos corações. A boa noticia é que podemos vencer e encontrar o verdadeiro conforto, quando aprendermos a nos relacionar diretamente com Deus.

O primeiro grande passo para isso é transgredir o tabu de que a Paz, Salvação e Libertação, estão na religião x ou y. Estas apenas têm haver com algumas respostas que aceitamos como “certas”. A verdadeira resposta que nos trará conforto e esperança está em Deus, no relacionamento direto, que apenas você é capaz de estabelecer com ele. E não o Pastor ou o Padre. Espero sinceramente não estar te ofendendo com minhas palavras, mas digo isso porque vejo que neste meio existem muitas pessoas inteligentes que falam coisas bonitas a partir do ponto de vista de outras pessoas, ou seja, apenas reproduzem aquilo que anteriormente alguém já havia falado. Apesar de inteligentes, são vazias.

Entender Deus a parti de uma determinada religião é talvez um dos maiores erros que cometemos conscientes. Quem disse que não podemos encontrá-lo em uma simples musica, ou em uma obra de arte, ou ate mesmo em nossas alegrias e tristezas?

O segundo e quem sabe o mais importante passo que devemos dar, é simplesmente não procurarmos regras ou princípios. Apenas um relacionamento direto, uma maneira de estarmos em sintonia conosco mesmo.

Porém se você se sente bem como estar, não o culpo, nem mesmo o poderia fazer, mesmo que eu quisesse, pelo simples fato, de Deus te amar mesmo que você não tenha nada que lhe possa oferecer, pelo menos, nada que seja capaz de acrescentar ou diminuir sua grandeza. Por isto somos criaturas livres... Livres para fazermos o que quiser. Mas não fique tão feliz, não esqueça que um dia todos teremos que prestar conta de nossas atitudes.

Cuidado com o modo como você esta levando sua vida, cuidado com as prioridades que esta estabelecendo. A vida não é uma hierarquia ou uma pirâmide. Porque neste caso você terá que colocar Deus em algum local e onde será? Hum me deixa adivinhar... Não diga, no topo? Nossa que sábio... Agora me diz: o que realmente significa Deus esta no topo de sua vida? Neste caso, quanto tempo do seu dia realmente esta sendo dedicado a Deus, ou melhor, quanto tempo você esta dedicando a outras coisas que realmente lhe interessam muitíssimo mais?

Acredito que não seja bem por ai, como podemos ser realmente felizes se o que podemos oferecer é apenas um pedaço do que somos ou alguns minutos de nosso dia?

Ao invés de pirâmide procure colocar Deus no centro, onde tudo gira em torno dele, seus amigos, sua família, seu trabalho, seus pensamentos, suas atividades...  E principalmente, seus RELACIONAMENTOS.

Tive que chegar ao mais profundo e dolorido estágio de minha dor pra aprender a colocar Deus no centro e entender que sem ele não poderia superar meus OBSTACULOS.

5 comentários:

  1. ...A fé em Deus é o que ainda nos mantém vivos,num mundo cheio de problemas...Eu já passei por muitas coisas difíceis nessa vida perdi muito mais do que ganhei, mas o que ainda me manteve viva e melhor, o que me mantém FELIZ é essa fé e o amor que sinto por Deus, sentimento esse q me faz sentir protegida, msm em meio a conflitos internos e externos, tbm acredito que pra se crer em Deus e ter ele na nossa vida, não precisa-se necessariamente encontrá-lo em uma igreja ou religião, ele está dentro da gente,no nosso coração(desde pequena tenho o abito de rezar e fazer minhas promessas éh cada um com suas manias...fazer o q?)certa vez vi uma frase que gostei muito 'A Vontade de Deus nunca irá levá-lo aonde a Graça de Deus não possa protegê-lo'...as vezes passamos por certas aprovações na vida pra nos melhorar espiritualmente...é isso aí...Fé em Deus que ele é justo!!!

    ResponderExcluir
  2. Bom, meu 1º comentário no Blog do meu amigo Allisson é antes de tudo pra parabenizá-lo pela iniciativa. Está se saindo muito bem como blogueiro e é muito bom com as palavras... Quem sabe isso não seja apenas um despertar para o meio da Comunicação... Jornalismo, talvez? Hehehehe!
    Vejo através de seus posts, sua linha de pensamento bem parecida com a minha. Creio que nossa base de Igreja, no seu caso de Seminário, tenha sido de fundamental importância para tal.
    É isso, amigo querido de longas datas, desejo sucesso e muitos acessos aqui!
    Conta comigo!
    Beijo grande! Te adoro!

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pessoal pelo carinho e as palavras de incentivo... Acredito que Deus é sim a base de tudo em nossa vida. Sem ele não somos ninguém, por mais que queiramos. Um grande abraço a todos!

    ResponderExcluir
  4. DEUS - É a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem.
    EMOÇÂO - É uma experiência subjetiva, associada ao temperamento, personalidade e motivação ...
    REGRAS - cada um segue a sua comforme sua maneira de jogar, falar,pensar, e agir ...

    Como ENTENDER - será dificil, ou será facil depende do entendimento,cada um ao seu modo e ao seu jeitO .. vá entender o ser humanO ..
    Bjokas!

    ResponderExcluir